13ª Copa União de Bairros 2015
Olhos D´Agua
1-PRIMEIRA FASE
I)-O campeonato será realizado com a participação de 23
(vinte três) equipes, divididas em três chaves, A, B e C, a saber:
Chave A
|
Chave B
|
Chave C
|
Mangue
Libertos
Joana Darc
Buritis
Fênix
Cruz de Malta
Vênus
Ideal
|
Aclimação
Novo Horizonte
Real São Jorge
Filadélfia
Olhos D´Água
Nova Aliança
Nil Pedras
União Santa Clara
|
Intersol
Filhos de Sião
Potiguar
Umuarama
Comercial
Pontilhão
Grande São Jorge
|
II)- Os jogos serão realizados dentro de cada chave,
em um turno único, nesta primeira fase. Serão utilizados nesta fase, os campos
de Olhos D´Agua, Tenda do Moreno e o 3º campo a definir, cedido pela FUTEL. Os
jogos serão realizados no sistema de rodízio de campo, no sentido horário sendo
que os jogos da chave A começam pela Tenda do Moreno.
O início da competição será no dia 15/03/15, e término
previsto para 05/07/15.
III)- Da Classificação
Estarão classificadas, ao final desta fase as 4 (quatro)
equipes mais bem pontuadas em cada chave.
IV)- Critérios se Desempate
Na primeira e segunda fase serão utilizados os
seguintes critérios de desempate:
1º- Maior números de pontos
2º- Números de vitórias
3º- Saldo de gols
4º- Gols marcados
5º- Confronto direto
6º- Sorteio, cara ou coroa.
2- SEGUNDA FASE
V) - Esta fase será disputada pelas 12 (doze) equipes
classificadas na primeira fase. As equipes classificadas nas chaves A, B e C
serão agrupadas em duas chaves de 6 (seis), que serão definidas como chave D e chave E. Para composição das
chaves, tomaremos as 4(quatro) equipes classificadas nas chaves a e b,
acrescentando em cada umas delas as equipes classificadas na chave c irão para
a chave D o primeiro e o terceiro colocado na chave C, e para chave E o segundo
e o quarto colocado na respectiva chave. Os jogos acontecerão fora da chave, ou
seja, uma chave contra outra. Classificam-se para a fase seguinte as 8(oito)
equipes mais bem pontuadas, independente da chave.
Serão
observados, para efeito de desempate, os mesmos critérios do parágrafo IV, da
fase anterior.
3- TERCEIRA FASE
VI) - As equipes classificadas na segunda fase,
jogarão esta fase no sistema de mata-mata, em dois jogos. Os adversários serão
conhecidos através do cruzamento do primeiro colocado, na fase anterior contra o
ultimo colocado. E assim sucessivamente. Ao final destes confrontos serão
conhecidos os quatro finalistas, que ganharam no mata-mata.
Para efeito de desempate, jogarão com vantagem, as
equipes que fizeram melhor campanha até aquele momento durante toda a
competição.
4- SEMI-FINAL
VII) - Esta fase será disputada pelas quatro equipes
classificadas na fase anterior,no sistema de mata-mata,em jogos de ida e volta
cruzando o primeiro contra o quarto colocado,e o segundo contra o terceiro,
levando-se em conta a pontuação acumulada durante toda competição até aquele
momento. As equipes que tiverem melhor campanha jogarão com vantagens. Destes
cruzamentos sairão os dois finalistas e também as equipes que irão disputar
terceiro e quarto lugar.
5-FINAL
VIII) –As duas equipes classificadas na fase
anterior,fazem a final com igualdade de condições,em disputa de mata-mata em
jogos de ida e volta. Caso ambas terminem estes jogos em igualdade, haverá
disputa de penalidades máxima para se conhecer o campeão. A disputa de terceiro
e quarto lugar também será em jogos de ida e volta, com igual critério de
desempate utilizado para primeiro e segundo.
6- DA INSCRIÇÃO DE ATLETAS
IX) - Cada equipe poderá inscrever até 25 (vinte e
cinco) atletas, sendo vedado ao jogador já inscrito que tenha assinado a
carteirinha, trocar de equipe, a não ser por autorização expressa do presidente
do clube pelo qual o atleta assinou o primeiro compromisso, antes do inicio da
competição. Se o atleta assinar com duas equipes simultaneamente e atuar por
uma delas, antes de dar baixa na sua ficha de inscrição na outra equipe, ficará
eliminado da competição. Não caberá, no entanto, neste caso punição para
equipe.O prazo de inscrição dos jogadores se estendera até a véspera do inicio
da segunda fase.
As carteirinhas
dos jogadores deverão ser assinadas pelo atleta, por um diretor da equipe, e no
caso de menores com idade entre 16 e 18 anos, deverão conter assinatura do pai,
mãe ou tutor. A foto do atleta e indispensável, e deverá ser colada na
carteirinha.
Todas as
carteirinhas de jogadores deverão ser apresentadas ao organizador da
competição, para registro do atleta e validação da mesma. Para poder atuar o jogador
deverá estar devidamente inscrito no livro de registro de atletas, de posse do
organizador da competição, senhor Itamar. Em todos os jogos é obrigatória a
apresentação desta carteirinha no ato da assinatura da súmula do jogo.
7- DA TAXA DE INSCRIÇÃO
X) – A taxa de inscrição é de R$600,00 (seiscentos reais)
a serem pagos ao organizador, no ato da apresentação das carteirinhas de
jogadores para registro. O registro não será efetuado se não for paga a taxa de
inscrição.
8- DA TAXA ARBITRAGEM
XI)
– A taxa de arbitragem será de R$ 300,00 (trezentos reais) por jogo, cabendo a
cada equipe 50% da mesma, ou seja R$ 150,00 (cento e cinqüenta reais). O
pagamento devera acontecer antes do inicio do jogo, ou, no máximo no intervalo
do mesmo, diretamente ao representante ou ao organizador da competição.
Ocorrendo de faltar um auxiliar ou representante, as equipes efetuarão o pagamento
da taxa de arbitragem descontando ao elemento faltoso o valor correspondente a
sua participação no evento.
A
falta deverá ser registrada na súmula do jogo pelo representante para efeito de
punição.
No
decorrer da competição não haverá acréscimo no valor da arbitragem.
A
arbitragem será executada pelo departamento de árbitros da LUF contando com o
trio de árbitros mais um representante.
9- DA DISCIPLINA
XII) - Serão observados os seguintes critérios de
punição no decorrer da competição:
a)
Três cartões amarelos,
suspensão automática por um jogo.
b)
Cartão vermelho:
suspensão por um jogo. Em caso de reincidência, o jogador será eliminado.
Exceção: Caso as expulsões não tenham sido por agressão, o jogador terá a opção
de pagar uma cesta básica no valor de R$100,00(cem reais) e assim recuperar a
sua condição de jogo, após cumprir a automática de um jogo. Esta cesta básica
será doada mediante recibo, á uma instituição de caridade.
c)
Agressão ao
arbitro, torcedor ou outro jogador, eliminação do(s) atleta(s) agressor, da
competição.
d)
Se as equipes
brigarem em campo entre si ou contra a torcida, ou agredir aos árbitros e
bandeiras perderão 4(quatro) pontos com base na súmula do jogo.
e)
Quando ocorrer
confusões, (agressões ou brigas) citadas no item anterior com a participação de
até dois atletas por equipe, os jogadores serão eliminados. Não cabendo
eliminação para as equipes. No entanto se houver a participação de três atletas
ou mais por equipes, haverá eliminação da equipe.
f)
Ao final de cada
fase, serão zerados os cartões amarelos. Caso o jogador já tenha recebido o
terceiro cartão, ai terá que cumprir a suspensão automática. Não serão zerados
também os cartões vermelhos.
g)
Os diretores das
equipes serão responsáveis pela condução da torcida, a fim de se evitar
confusão de qualquer natureza. Aos diretores das equipes que se envolverem em
confusão serão aplicadas as mesmas punições previstas para atletas, neste
regulamento.
h)
O jogador que for
eliminado desta disputa por motivo de agressão, estará impedido de participar
do próximo campeonato a ser realizado em Olhos D´Agua. Também não participará
desta competição jogador eliminado no campeonato anterior.
i)
Atleta que for
expulso no último jogo da competição, deverá cumprir suspensão automática na
próxima competição realizada em Olhos D´Agua pelo Sr. Itamar.
j)
Nos jogos das
finais a equipe que provocar confusão ou briga, a fim de prejudicar o
adversário com perda de pontos, em benefício próprio ou de terceiros, será
eliminada e punida com dois anos de
suspensão em campeonatos desta natureza.
10- DOS HORÁRIOS DOS JOGOS
XIII) - Os
jogos aos domingos, serão realizados nos seguintes horários;
1- 8:30 (oito e trinta) horas;
2-
10:30 (dez e
trinta) horas;
3-
13:30 (treze e
trinta) horas;
4-
15:30 (quinze e
trinta) horas;
Aos
sábados, quando houver jogos será às 15(quinze) horas. Poderemos antecipar alguns jogos para os
sábados, desde que as duas equipes estejam de comum acordo, e manifestem com
antecedência, ao organizador, o interesse na antecipação.
A
tolerância será de 15 minutos no primeiro jogo do dia, ou seja, o das oito
horas e trinta minutos. Nos demais a tolerância será apenas de 10 minutos.
Quando as
duas equipes já estiverem no local do jogo, se aprontando, haverá uma
tolerância de cordialidade de mais 10 minutos. O horário devera ser observado
pelo relógio do arbitro.
Findo
esse prazo será declarada vencedora a equipe que estiver em campo, devidamente
uniformizada e com a súmula preenchida e assinada. Os atletas da equipe que perdeu
no W x O deverão assinar a súmula para evitar a suspensão futura.
No caso
do W x O, o placar é de um a zero, gol assinalado para o capitão da equipe.
Esse gol não será computado para efeito de artilharia ou saldo de gols.
Quando
ocorrer um w x o, a equipe que compareceu no local do jogo, se tiver algum
jogador cumprindo suspensão automática, seja 3º cartão amarelo ou cartão
vermelho, considera-se cumprida a punição.
A taxa de
arbitragem, quando ocorrer o W x O, será paga em 50%, pela equipe que ganhar os
pontos. O restante será pago pelo organizador da competição, Sr Itamar. Equipe
que der um W x O será eliminada automaticamente da competição.
11-
GARANTIA DE PRESENÇA
XIV)- Para efeito de garantia de participação,
as equipes deverão antecipar ao organizador Sr. Itamar, uma taxa de arbitragem,
que ficará custodiada com o mesmo, para o caso de reembolso de eventuais W x O.
Se não ocorrer nenhum W x O, pela equipe, a taxa arbitragem será devolvida à
equipe no final da competição.
12- DA
PREMIAÇÃO:
XV) -
Serão oferecidos troféus para as seguintes colocações:
1-
Primeiro colocado
2-
Segundo colocado
3-
Terceiro colocado
4-
Quarto colocado
5-
Artilheiro da
competição
6-
Goleiro (defesa)
menos vazado
7-
Medalhas para
todos os jogadores campeões, vices e terceiro colocado.
8-
Troféus para
melhor árbitro e melhor assistente.
Haverá
premiação em dinheiro no seguintes valores:
1-campeão R$ 1.700,00
2-vice-campeão R$ 800,00
3-
terceiro colocado R$ 500,00
13- DAS SUBSTITUIÇÕES:
XVI)- Serão autorizadas durante toda a competição,
seis substituições mais o goleiro. Em não se usando a do goleiro, poderá
realizá-la com jogador de linha.
14- DAS RESPONSABILIDADES DOS ÁRBITROS:
XVII) -
Competirá aos árbitros e ao representante do jogo as seguintes atividades:
a)
Colher as
assinaturas dos atletas na súmula mediante a apresentação obrigatória das carteirinhas.
b)
Verificar a
condição de jogo das duas bolas de cada equipe. Caso alguma bola não tenha
condições de uso, e a equipe não providenciar outra de imediato, perderá os
pontos. O fato deverá ser relatado na súmula. Caso as duas equipes concordem em
jogar mesmo se alguma bola não estiver em situação regular, o fato deverá ser
colocado em súmula e o árbitro colherá o “de acordo“ dos dois capitães. Não
serão aceitas reclamações posteriores, neste caso.
Se ocorrer de uma equipe estar vencendo o jogo e
começar esconder as próprias bolas, competirá aos árbitros paralisar a partida,
e dar aos capitães das duas equipes, prazo de cinco minutos, para a
apresentação de pelo menos uma bola. Se isto não ocorrer, o jogo será encerrado
e a equipe faltosa poderá perder os pontos. Ao capitão da equipe, o árbitro
deverá aplicar cartão amarelo por anti-jogo.
c)
Entregar as
súmulas logo após as partidas, devidamente preenchidas e com relatórios claros
e objetivos.
d)
Recolher as carteirinhas
dos jogadores expulsos, e entregá-las ao organizador juntamente com as súmulas.
e)
Informar as
equipes sobre jogadores suspensos ou pendurados, com base em relatórios
fornecidos pelo organizador, informações contidas nas súmulas dos jogos.
15-
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
XVIII) - A
equipe que porventura der um W x O será
eliminada, e seus atletas serão punidos e não poderão participar da próxima
competição realizada pelo mesmo organizador.
. As
equipes deverão se apresentar para o jogo devidamente uniformizada, com as
camisas obrigatoriamente numeradas.
. Na
semelhança do uniforme, a equipe visitante deverá trocar de camisas. visitante
considera-se aquele que estiver na coluna dois da tabela.
.
Caso ocorra de uma equipe se esquecer de trazer as carteirinhas, o árbitro
poderá dar andamento ao jogo, no entanto a equipe faltosa deverá apresentá-las
aos árbitros e também ao adversário até o final da partida, para conferência.
Isso não ocorrendo, perderá os pontos, mesmo se tiver vencido o jogo.
16-HOMENAGENS AOS ÁRBITROS:
XIX)- Ao melhor árbitro e assistente da competição, o
organizador oferecerá um troféu. A eleição do melhor árbitro e assistente será feita
pelos diretores das equipes participantes, no decorrer da competição, e também
pela internet no blog do campeonato.
Durante a
competição poderão ser transmitidos pela
Rádio América, alguns jogos, desde que haja consenso entre as duas
equipes envolvidas, e as mesmas arquem com as despesas de transmissão, para
tanto as mesmas poderão apresentar patrocinadores.
17- CASOS NÃO
PREVISTOS NO REGULAMENTO:
XX)- Quando ocorrer alguma situação não prevista neste
regulamento, a mesma será julgada por um Conselho Deliberativo composto por
cinco elementos escolhidos pelas equipes participantes, com mandato durante
toda competição e poderes de julgamento. Se houver alguma despesa por parte do
organizador, em função do caso em julgamento (por exemplo consulta jurídica) a
equipe perdedora no julgamento deverá arcar com tais custos.
Este regulamento segue também, no que nele não estiver
escrito, as regras da CBF e Federação Internacional de Futebol (FIFA).
A competição terá cobertura da imprensa através de
convênio firmado com a Rádio América AM, que noticiará na sua programação
diária os fatos relevantes.
Também haverá divulgação na Internet no BLOG: CAMPEONATOOLHOSDAGUA.BLOGSPOT.COM
18-MENSAGEM FINAL:
O
organizador da competição deseja a todos boa campanha, com observância das
regras, espírito esportivo, respeito ao próximo e colaboração com a
organização.
Uberlândia, 28 de Fevereiro de 2015.
Itamar da Silva
Telefone para contato: 9995-8417