REGULAMENTO 10 copa união de bairros de 2014

                    12ª Copa União de Bairros 2014       Olhos D´Agua
1-PRIMEIRA FASE
I)-O campeonato será realizado com a participação de 24 (vinte e quatro) equipes, divididas em três chaves, A, B e C, a saber.
Chave A
Chave B
Chave C
VÊNUS
MANGUE
FÊNIX
PONTILHÃO
HORTI MINAS
AMIGOS DO MORUMBI
VIRA COPOS
START QUÍMICA
FILADÉLFIA
DOM ALMIR
MORUMBÃO
NIL PEDRAS
INDEPENDENTE
SÃO JORGE
FEIRANTES
IDEAL
POTIGUAR
CELEBRIDADE
INTER SOL
LIBERTUS
IPANEMA
NOVA ALIANÇA
BANDEIRANTE
OS PINGAIADAS







II)- Os jogos serão realizados dentro de cada chave, em um turno único, nesta primeira fase. Serão utilizados nesta fase, os campos de Olhos D´Agua, Tenda do Moreno e o campo do alvorada “A”. Os jogos serão realizados no sistema de rodízio de campo, no sentido horário.
O início da competição será no dia 09/03/14, e término previsto para 13/07/14.
III)- Da Classificação
Estarão classificadas, ao final desta fase as 4 (quatro) equipes mais bem pontuadas em cada chave.
IV)- Critérios se Desempate
Da primeira à penúltima fase serão utilizados os seguintes critérios de desempate:
1º- Maior números de pontos
2º- Números de vitórias
3º- Saldo de gols
4º- Gols marcados
5º- Confronto direto
6º- Sorteio, cara ou coroa.                                                                                                          
2- SEGUNDA FASE
V) - Esta fase será disputada pelas 12 (doze) equipes classificadas na primeira fase. As equipes classificadas nas chaves A, B e C serão agrupadas em duas chaves de 6 (seis), que serão definidas como chave D e chave E. Para composição das chaves, tomaremos as 4(quatro) equipes classificadas nas chaves a e b, acrescentando em cada umas delas as equipes classificadas na chave c. Entrarão na chave D as equipes classificadas da chave A na primeira fase mais as classificadas em 1º, 3º colocados na chave C da 1ª fase. Entrarão na chave E as equipes classificadas na chave C em 2º e 4º lugar. Os jogos acontecerão fora da chave, ou seja, uma chave contra outra.Classificam-se para a fase seguinte as 8(oito) equipes mais bem pontuadas, independente da chave.
 Serão observados, para efeito de desempate, os mesmos critérios do parágrafo IV, da fase anterior.
3- TERCEIRA FASE
VII) - As equipes classificadas na segunda fase, jogarão esta fase no sistema de mata-mata, em dois jogos. Os adversários serão conhecidos através do cruzamento do primeiro colocado, na fase anterior contra o ultimo colocado. E assim sucessivamente. Ao final destes confrontos serão conhecidos os quatro semi finalistas.
Para efeito de desempate, jogarão com vantagem, as equipes que fizeram melhor campanha até aquele momento durante toda a competição.                                                                                                                                   
4- SEMI-FINAL
VIII) - Esta fase será disputada pelas quatro equipes classificadas na fase anterior,no sistema de mata-mata,em jogos de ida e volta cruzando o primeiro contra o quarto colocado,e o segundo contra o terceiro, considerando a pontuação geral de cada equipe desde o inicio da competição. As equipes que tiverem melhor campanha até o momento jogarão com vantagens. Destes cruzamentos sairão os dois finalistas e também as equipes que irão disputar terceiro e quarto lugar.
5-FINAL
IX) –As duas equipes classificadas na fase anterior, fazem a final com igualdade de condições, disputando jogos de mata-mata em  ida e volta. Caso ambas terminem estes jogos em igualdade de pontuação e placares iguais, haverá disputa de 5 (cinco) penalidades máxima para se conhecer o campeão.
A disputa de terceiro e quarto lugar será no dia da final em apenas um jogo.
   6- DA INSCRIÇÃO DE ATLETAS
X) - Cada equipe poderá inscrever até 25 ( vinte e cinco) atletas, sendo vedado ao jogador já inscrito que tenha assinado a carteirinha, trocar de equipe, a não ser por autorização expressa  do presidente do clube pelo qual o atleta assinou o primeiro compromisso, antes do inicio da competição. Se o atleta assinar para duas equipes simultaneamente e atuar por uma delas, antes de dar baixa na sua ficha de inscrição na outra equipe, ficara eliminado da competição. O prazo de inscrição dos jogadores se estendera até a véspera do inicio da segunda fase.
 As carteirinhas dos jogadores deverão ser assinadas pelo atleta, por um diretor da equipe, e , no caso de menores de 18 anos deverão conter assinatura do pai, mãe ou tutor. A foto do atleta e indispensável, e devera ser colada na carteirinha.
XI) Todas as carteirinhas de jogadores deverão ser apresentadas ao organizador da competição, para registro do atleta e validação da mesma. Em todas as carteirinhas de atleta, será aplicado um adesivo fornecido pelo organizador, contendo a expressão: 12ª Copa União de Bairros 2014.
                Para poder atuar o jogador devera estar devidamente inscrito no livro de registro de atletas, de posse do organizador da competição, senhor Itamar.
7- DA TAXA DE INSCRIÇÃO
XII) – A taxa de inscrição é de R$450,00 (quatrocentos e cinquenta reais) a serem pagos ao organizador, no ato da apresentação das carteirinhas de jogadores para registro. O registro não será efetuado se não for paga a taxa de inscrição.
8- DA TAXA ARBITRAGEM
XIII) – A taxa de arbitragem será de R$ 270,00 (duzentos e setenta  reais) por jogo, cabendo a cada equipe 50% da mesma, ou seja R$ 135,00 (cento e trinta e cinco reais). O pagamento devera acontecer antes do inicio do jogo, ou, no máximo no intervalo do mesmo, diretamente ao mesário ou ao organizador da competição. Ocorrendo de faltar um auxiliar ou mesário as equipes, efetuarão o pagamento da taxa de arbitragem descontando ao elemento faltoso, o valor correspondente a sua participação na arbitragem.
A falta deverá ser registrada na sumula do jogo pelo mesário para efeito de punição
A arbitragem será executada por um trio de árbitros, e contará com a presença de um mesário.
9- DA DISCIPLINA
XIV) - Serão observados os seguintes critérios de punição no decorrer da competição:
a)       Três cartões amarelos, suspensão automática por um jogo.
b)       Cartão vermelho: suspensão por um jogo. Em caso de reincidência, o jogador será eliminado. Exceção: Caso as expulsões não tenham sido por agressão, o jogador terá a opção de pagar uma cesta básica no valor de R$ 100,00(cem reais) e assim recuperar a sua condição de jogo, após cumprir a automática de um jogo, caso ocorra a terceira expulsão a obrigatoriedade da cesta será mantida. Esta cesta básica deverá ser entregue ao organizador Sr Itamar em dinheiro ou em gêneros alimentícios não perecíveis no valor correspondente. O organizador ficara responsável pela entrega da mesma á uma instituição de caridade, mediante recibo.

c)       Agressão ao arbitro, torcedor ou outro jogador, eliminação do(s) atleta(s) agressor, da competição.
d)       Se as equipes brigarem em campo entre si ou contra a torcida, ou agredir aos árbitros e bandeiras perderão 4(quatro) pontos com base na súmula do jogo.
e)       Quando ocorrer confusões, (agressões ou brigas) citadas no item anterior com a participação de até dois atletas por equipe, os jogadores serão eliminados. Não cabendo eliminação para as equipes. No entanto se houver a participação de três atletas ou mais por equipes, haverá eliminação da equipe.
f)        Ao final de cada fase, serão zerados cartões amarelos para quem tiver até 2 (dois). Caso o jogador já tenha recebido o terceiro cartão, ai terá que cumprir a suspensão automática. Não serão zerados também os cartões vermelhos.
g)       Os diretores das equipes serão responsáveis pela condução da torcida, a fim de se evitar confusão de qualquer natureza. Aos diretores das equipes que se envolverem em confusão serão aplicadas as mesmas punições previstas para atletas, neste regulamento.
h)       O jogador que for eliminado desta disputa por motivo de agressão, estará impedido de participar dos próximos campeonatos a serem realizados em Olhos D´Agua, durante 1 (um) ano, a contar da data da expulsão. Também não participará desta competição jogador eliminado no campeonato anterior.
i)         Atleta que for expulso no último jogo da competição,deverá cumprir suspensão automática na próxima competição realizada em Olhos D´Agua pelo Sr. Itamar.
j)         Nos jogos das finais a equipe que provocar confusão ou briga, a fim de prejudicar o adversário com perda de pontos, em benefício próprio ou de terceiros, será eliminada e punida com  dois anos de suspensão em campeonatos desta natureza.
      10- DOS HORÁRIOS DOS JOGOS
Os jogos de domingo, serão realizados nos seguintes horários;
    1-      8:00 (oito) horas;
2-       10:00 (dez) horas;
3-       13:00 (treze) horas;
4-       15:00 (quinze) horas;

Aos sábados, quando houver jogos será às 15(quinze) horas.  Poderemos antecipar alguns jogos para os sábado desde que as duas equipes estejam de comum acordo, e manifestem com antecedência, ao organizador, o interesse na antecipação.
A tolerância será de 15 minutos no primeiro jogo do dia, ou seja o das oito horas. Nos demais a tolerância será apenas de 10 minutos.
Quando as duas equipes já estiverem no local do jogo, se aprontando, haverá uma tolerância de cordialidade de mais 10 minutos desde que a equipe tenha no mínimo 7 (sete) jogadores presente. O horário devera ser observado pelo relógio do arbitro.
Findo esse prazo será declarada vencedora a equipe que estiver em campo, devidamente uniformizada e com a súmula preenchida e assinada.
No caso do W x O, o placar é de um a zero, gol assinalado para o capitão da equipe. Esse gol não será computado para efeito de artilharia ou saldo de gols. NÃO ESTARÃO ELIMINADOS OS JOGADORES DA EQUIPE QUE DEU W.O. SE ASSINAREM A SÚMULA DO RESPECTIVO JOGO.
Quando ocorrer um w x o, a equipe que compareceu no local do jogo, se tiver algum jogador cumprindo suspensão automática, seja 3º cartão amarelo ou cartão vermelho, considera-se cumprida a punição. QUANDO O JOGO NÃO ACONTECER POR CANCELAMENTO PRÉVIO, NÃO SE CONSIDERA CUMPRIDA A PUNIÇÃO EM RELAÇÃO AOS CARTÕES.
A taxa de arbitragem, quando ocorrer o W x O, será paga em 50%, pela equipe que ganhar os pontos. O restante será pago pelo organizador da competição, Sr Itamar. Equipe que der um  W x O será eliminada automaticamente da competição.

                   11- Para efeito de garantia de participação, as equipes deverão antecipar ao organizador Sr. Itamar, uma taxa de arbitragem, que ficará custodiada com o mesmo, para o caso de reembolso de eventuais W x O. Se não ocorrer nenhum W x O, pela equipe, a taxa arbitragem será devolvida à equipe no final da competição. A data de pagamento desta taxa será até o dia do jogo da segunda rodada. 
            
                   12- DA PREMIAÇÃO:
XV) - Serão oferecidos troféus para as seguintes colocações:
1-       Primeiro colocado
2-       Segundo colocado
3-       Terceiro colocado
4-       Quarto colocado
5-       Artilheiro da competição
6-       Goleiro (defesa) menos vazado
7-       Medalhas para todos os jogadores campeões e vice e terceiro.
12.1 – PREMIAÇÃO EM DINHEIRO.

Ao campeão será devida uma premiação em dinheiro no valor de R$ 1.000,00 (um mil reais).
Ao vice campeão caberá a premiação em dinheiro no valor de R$ 600,00 (seiscentos reais).
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13- DAS SUBSTITUIÇÕES:
XVI)- Serão autorizadas durante toda a competição, seis substituições mais o goleiro. Em não se usando a do goleiro, poderá realizá-la com jogador de linha.
14- DAS RESPONSABILIDADES DOS ÁRBITROS:
 XVII) - Competirá aos árbitros e mesários do jogo as seguintes atividades:  
a)       Colher as assinaturas dos atletas na súmula mediante a apresentação obrigatória das carteirinhas.
b)       Verificar a condição de jogo das duas bolas de cada equipe. Caso alguma bola não tenha condições de uso, e a equipe não providenciar outra de imediato, perderá os pontos. O fato deverá ser relatado na súmula. Caso as duas equipes concordem em jogar mesmo se alguma bola não estiver em situação regular, o fato deverá ser colocado em súmula e o árbitro colherá o “de acordo“ dos dois capitães. Não serão aceitas reclamações posteriores, neste caso.
Se ocorrer de uma equipe estar vencendo o jogo e começar esconder as próprias bolas, competirá aos árbitros paralisar a partida, e dar aos capitães das duas equipes, prazo de cinco minutos, para a apresentação de pelo menos uma bola. Se isto não ocorrer, o jogo será encerrado e a equipe faltosa poderá perder os pontos. Ao capitão da equipe, o árbitro deverá aplicar cartão amarelo por anti-jogo.
c)       Entregar as súmulas logo após as partidas, devidamente preenchidas e com relatórios claros e objetivo.
d)       Recolher as carteirinhas dos jogadores expulsos, e entregá-las ao organizador juntamente com as súmulas.
e)       Informar as equipes sobre jogadores suspensos ou pendurados, com base na súmula do jogo onde consta esta informação.
f)        Será consedido a equipe que requisitar o direito de fotografar a súmula do jogo através de celulares ou máquinas fotográficas, para efeito de controle de cartões por parte dos dirigentes.

15- CONSIDERAÇÕES FINAIS:
XVIII) - A equipe que porventura der um  W x O será eliminada, e seus atletas serão punidos e não poderão participar da próxima competição pelo mesmo organizador.
         . As equipes deverão se apresentar para o jogo devidamente uniformizada, com as camisas obrigatoriamente numeradas.
          . Na semelhança do uniforme, a equipe visitante deverá trocar de camisas. Visitante considera-se aquele que estiver na coluna dois da tabela.
           . Caso ocorra de uma equipe se esquecer de trazer as carteirinhas, o árbitro poderá dar andamento ao jogo, no entanto a equipe faltosa deverá apresentá-las aos árbitros e também ao adversário até o final da partida, para conferência. Isso não ocorrendo, perderá os pontos mesmo se tiver ganhado o jogo.
            16-HOMENAGENS AOS ÁRBITROS:       
      XIX)- Ao melhor árbitro da competição, o organizador oferecerá um troféu. A eleição do melhor árbitro será feita pelos diretores das equipes participantes, no decorrer da competição, e também pela internet no blog do campeonato.
      Durante a competição poderão ser transmitidos pela  Rádio América, alguns jogos desde que haja consenso entre as duas equipes envolvidas, e as mesmas arquem com as despesas de transmissão. As equipes poderão apresentar patrocinadores para bancar o evento. 
        17- CASOS NÃO PREVISTOS NO REGULAMENTO:   
      XX)- Quando ocorrer alguma situação não prevista neste regulamento, a mesma será julgada por um Conselho Deliberativo composto por cinco elementos escolhidos pelas equipes participantes, com mandato durante toda competição e poderes de julgamento. Se houver alguma despesa por parte do organizador, em função do caso em julgamento (por exemplo consulta jurídica) a equipe perdedora no julgamento deverá arcar com tais custos.
Este regulamento segue também, no que nele não estiver escrito, as regras da CBF e Federação Internacional de Futebol (FIFA).
A competição terá cobertura da imprensa através de convênio firmado com a Rádio América AM, que noticiará na sua programação diária os fatos relevantes.
Também haverá divulgação na Internet no BLOG: CAMPEONATOOLHOSDAGUA.BLOGSPOT.COM.
          18-MENSAGEM FINAL:
          O organizador da competição deseja a todos boa campanha, com observância das regras, espírito esportivo, respeito ao próximo e colaboração com a organização.

Uberlândia, 14 de Fevereiro de 2014.
Itamar da Silva